PESQUISA

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Guerra na Síria ameaça patrimônio histórico e cultural




Patrimônio Histórico

Definição

Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

Preservação e proteção

Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais.

Exemplos de patrimônios históricos

Lista de alguns patrimônios históricos mundiais: Pirâmides de Gizé (Egito), Machu Picchu (Peru),  Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Muralha da China (China), Torre de Piza (Itália), Coliseu de Roma (Itália), Palácio de Versalhes (França), Torre Eiffel (França) e Acrópole de Atenas (Grécia).

Lista de alguns patrimônios históricos do Brasil: Cidade Histórica de Ouro Preto (Minas Gerais), Centro Histórico de Olinda (Pernambuco), Pelourinho, Estação da Luz (São Paulo), Ruínas de São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul), Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Conjunto Urbanístico de Brasília, Palácio do Catetinho (Brasília).


Guerra na Síria ameaça patrimônio histórico e cultural

Raras foram as guerras nas quais a tragédia humanitária foi acompanhada de um cenário de devastação cultural e histórica tão dramático como o atual conflito na Síria. Embora sejam cotidianas as notícias sobre danos, saques e até destruição intencional do patrimônio, ainda não se tem informações suficientemente consolidadas das dimensões destas perdas

O trabalho no norte do Iraque começou com a impossibilidade de continuar na Síria. Segundo ele, até 2011 havia cerca de 180 equipes internacionais trabalhando no país. Ao longo das últimas décadas, por conflitos como a guerra entre Irã e Iraque, a Guerra do Golfo e a invasão do Iraque, foram comuns os deslocamentos de equipes de pesquisadores. O próprio desenvolvimento da arqueologia na Síria foi impactado pela chegada de grupos que antes estavam em outras zonas. Atualmente, os pesquisadores têm se deslocado principalmente para Turquia, Jordânia e norte do Iraque.




Um comentário:

Unknown disse...

OI PROF SOU EU JOAO ALEX

Pesquise aqui no Arquivo