PESQUISA

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Castelos Medievais

Castelo de Alnwick, Norte da Inglaterra
Na Idade Média, na época da Europa feudal, os castelos eram o auge da ostentação de poder e da arquitetura daquela época. Eles eram construídos para mostrar a superioridade do senhor feudal e seu poder, para intimidar os servos e os inimigos com seus desenhos luxuosos.
Nos castelos eram realizadas muitas festas e banquetes para que os nobres pudessem ostentar sua residência e poder, contudo eles serviam basicamente como residência para os senhores feudais e a sua família e membros da nobreza, que procuravam manter-se ilesos das batalhas e possíveis invasões territoriais que geravam bastante conflito antigamente. Os castelos eram sempre a melhor opção devido à segurança que ofereciam por serem verdadeiras fortalezas.

Os primeiros castelos

No início de suas construções os castelos eram erguidos com madeira retirada das florestas locais e seus ambientes bastante rústicos não proporcionavam tanto conforto como as instalações posteriores feitas em pedra. Apenas a partir do século XI os castelos começaram a ser construídos com enormes blocos de pedra. Este novo modo de construção não só o tornava mais resistente, mas também tornava mais lento o processo que passou a durar de dois a sete anos para ser concluído.

Arquitetura

Castelo de LichtensteinEstas incríveis construções eram projetadas para garantir a segurança de seus ocupantes e tudo começava pelo grande fosso alagado que corria pelos arredores da propriedade com o objetivo de dificultar a penetração de inimigos, o segundo obstáculo era a ponte levadiça e em seguida as gigantescas muralhas que protegiam os castelos. Eles possuíam torres de vigilância que em ocasiões de guerra eram ocupadas por arqueiros e atiradores e, em seu interior, o castelo dispunha de calabouços para aprisionar inimigos. A construção em locais elevados também dificultava a invasão e permitia uma melhor visualização da chegada dos inimigos.
Além das muralhas, do fosso e torres de vigilância, alguns castelos possuíam ainda passagens subterrâneas para facilitar a fuga da família em caso de invasão. O conforto é algo questionado entre os historiadores, pois nos filmes podemos ver castelos inteiramente mobiliados, com ambientes confortáveis e aconchegantes, contudo em plena Idade Média os ambientes eram úmidos e com pouca incidência de luz e não ofereciam tanto conforto como pensamos.

Castelos medievais famosos

Atualmente os castelos ainda existentes tornaram-se hotéis ou museus que atraem um número considerável de turistas todos os anos. Confira abaixo uma seleção de fotos de belos castelos medievais.

Lichtenstein Castle, Alemanha – Castelo construído sobre uma falésia. Seu nome significa “Pedra da Luz”.




Castelo de Alnwick, Norte da Inglaterra – Utilizado como cenário para as gravações dos filmes da saga “Harry Potter” como a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.



Chambord Castle, França – Um dos mais famosos castelos franceses em estilo renascentista.


Castelo Chambord, França


Frederiksborg Castle, Dinamarca – Construído para servir de residência real para o rei Cristiano e atualmente é conhecido como Museu de História Nacional.


Castelo Frederiksborg, Dinamarca

Pesquise aqui no Arquivo